sábado, 1 de outubro de 2011

COM QUEM ANDAS?

        Aquele axioma, "digas-me com quem andas e te direi quem és". Torna-se verdadeiro na prática quando você verifica que o andar  de uma pessoa passa a ser semelhante ao do contíguo, aquele cujo indivíduo se encontra do seu lado. Veja que o simples fato de acompanhar alguém,  este passa a ter uma conotação idêntica a do outro. Se você andar com uma prostituta, o que serás, sem titubeio um devasso. Se você andar com pessoas sem caráter, o que serás um homem cheio de furor.

 

         Por outro lado, os conselhos nobres para quem deseja ser inteligente e um pacificador, como diz o provérbio: "andam com o sábio e serás sábio". Acrescento ainda andes com os brilhantes que se tornará brilhante. É  uma linha contínua e reta, isto é, óbvio, quem anda retamente permanece num caminho firme a sua frente.

         As associações virtudes/vícios se separam.  O fato de que as virtudes elas vão e vem no caminhar de uma pessoa que andam juntas. Assim também os vícios podem contaminar o outro de maneira sorrateira e sutilmente e isso prejudicá-lo sensivelmente.

 

         Ainda conciliando a outra afirmativa dizendo: "As más companhias corrompem os bons costumes". Pode-se  corromper também a Justiça, a Moral, a Virtude. Nesse cabo de guerra entre o que pode ser costumes sadios de uma sociedade, onde caminhos tortuosos de descontrole de uma vida padronizada de modo organizacional tende a macular pelas pessoas insipientes.

 

         Diga-se en passant que todos são participantes de forma ativa e muitos mais passivas diante de influenciadores negativos. Outro dia um amigo disse: "Você está me educando com os seus conselhos, (via e-mail)". Ele respondeu dizendo: vc envia mensagens de todos os tipos que podem influenciar negativamente. Entretanto, não os rejeitos, porém faço uma filtragem naquilo de bom que vc pode melhorar.

 

         Dileto amigo! O que você pode contribuir de maneira satisfatória com o seu próximo. A sua influência tem levado melhorias para a sociedade. A sociedade tem se tornado melhor por sua vida e convivência neste mundo? Podemos enquadrar em duas situações: "Ser um vaso de benção" ou "Ser um vaso vazio". Enfim, escolha a opção de que vc poderá contribuir no aspecto social de seu país, fazendo valer a sua boa influência para o crescimento como um todo e para o bem de sua Nação.

 

 

        

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário