sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O HOMEM ESCRAVO DE SI MESMO

O que pode escravizar um homem? Um domina sobre o outro de várias formas. Pode dominar pelo poder "capital" que tem sobre o outro. Pode dominar pelo conhecimento que possui e inserir idéias mirabolantes sobre um grupo ou uma sociedade. Isso tacitamente visível por meio de fábulas ou crendices populares. Elas imprimem no pensamento humano uma idéia dominante para um subordinado.

O paralelo entre dominador/dominado existe há muitos anos. O indivíduo para ser escravos das normas inventadas pela sociedade: cumprimento de horário com desculpas de disciplina, cumprimento de obrigação, instituído por homens que sobrepõe legislativamente sobre o outro. Sobretudo, no que se refere a primazia que ele possui sobre o outro. As leis passam ser soberanas para os subordinados e se revestem de senhorio para os legisladores.

De uma forma ou de outra, os grupos sociais tentam impor uma forma de superposição. Mesmos entre os marginalizados ou distanciados de grupos elitizados. Eles possuem suas normas e subjugam os seus dominados. Trata-se de grupos de poderio paradoxalmente ao sistema vigente.

Há os escravos de si mesmo? Escravo do medo, dos complexos, dos vícios, dos pensamentos impostos por outrem a fim de sobrepor. Geralmente colocados pelo adversário do homem.

A escravidão de si mesmo depende unicamente de você. Se você resolver a partir de hoje, tomar um novo rumo. Vou praticar caminhada, e levar a sério, e isso pode melhorar seu condicionamento físico. Tomar uma decisão de parar de fumar, sabendo dos malefícios que o tabaco lhe causa. Sem dúvida que é difícil. Há milhares de pessoas aprisionadas pelo fumo. Elas sabem que isso faz mal à sua saúde. E a nossa luta é a sua conscientização dos valores trocados do homem sobrepondo o outro. Com vontade apenas de lucros produzidos, e não uma sociedade sadia. 

Alguns se tornam presos de seus próprios pensamentos que o arrastam para baixo. São forças que querem torná-lo infeliz. Deus fez o Homem e Mulher para serem felizes. Libertos de quaisquer coisas ou subordinante humano o espiritual que lhe cause a infelicidade.

 Enfim, dileto (a) busque ser livre dos pensamentos que lhe atacam durante toda a sua vida. Pois aquele que diz "Conhecereis a verdade, e a verdade o libertará". Conheça aquele que é o Caminho, a Verdade, e a Vida é Jesus.

Um grande abraço.
No Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário