terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A INTELIGÊNCIA É UMA DÁDIVA DE DEUS

 
Gostaria de tratar este assunto de maneira generalizada. A inteligência é um presente do Criador ao homem. Todo homem é dotado de capacidades intelectuais. Ninguém pode ser mais que o outro. Porém, o Homem tem colocado o seu palpite divergente do ponto vista divino. Por exemplo, a cor de uma pessoa não poderá ser um parâmetro para identificar que um é mais inteligente que o outro. Esse conceito parte-se de alguém que julga ser mais que o outro tenta mostrar sua superioridade.
 
Do prisma da Palavra de Deus todos foram dotados de capacidades. Quando todos podem se comunicar podemos concluir que é possível haver inteligência. Se posso comunicar com você e isso prova que há uma inteligência dotada pelo Senhor sobre a minha pessoa.
 
A sociedade dos homens cria obstáculos para dizer aquele é mais (+) e aquele é menos (-) como se isto tivesse algum fundamento científico ou verdadeiro. Agora a inteligência está associada a conhecimentos. Eu, por exemplo, posso tocar violão. Então, julga-me capaz desempenhar com duas mãos e dez dedos a possibilidade de produzir som, música, cântico, louvor e adoração. Já o outro poderá não repetir a mesma proeza, e isso, não o diminuíra nenhum centímetro de seu cérebro. Ele poderá ter outras funções que eu não possua tal habilidade.
 
O julgamento que outro faz acerca da inteligência alheia é artificial e não tem fundamento lógico e procedente. Meu filho, uma vez pediu-me para  ajustar o Chip do celular e não dei conta de fazer isso. Ele com uma rapidez conseguiu ajustar e fazer as devidas configurações. São habilidades. O que seria se todos fossem hábeis no tocar piano, escrever livros, criar programa de computador, desenvolver projetos de arquitetura? São capacidades que o Espírito de Deus concede a cada um. No antigo Testamento, Moisés escreveu que o Espírito de Deus capacitou pessoas para projetar a Tenda do Encontro, sem ter cursado uma faculdade de engenharia.
 
Um fato notável que aconteceu no Soletrando apresentado pelo Luciano Huck que um menino negro supera uma menina de cor branca no programa de sábado à tarde. São raros os programas educativos, porém, esse quadro merece atenção.
Naquele momento do desafio se apresenta: um menino pobre versus uma menina burguesa. Ele estuda numa escola pública e ela numa escola pública, porém de natureza nobre. Conclui-se que  o menino superou por sua capacidade soletrativa de palavras de alto gabarito . Os sociólogos irão dogmatizar a situação dizendo que é à exceção da regra.
 
Portanto, amigo(a) saiba que Deus dotou você de capacidades, de dons, de talentos. Basta você descobri-lo e usá-lo em prol de sua cidade, estado e país. Quando você utiliza sua inteligência de forma espontânea e planejada com certeza você chegará ao seu lugar. Enfim, não dê ouvido a balela dos críticos infrutíferos que nada sabem a respeito de inteligência. Todos são capazes de realizar alguma coisa boa neste planeta. Ele, o Senhor, não esquece que todos os seus filhos aspiram ser feliz e contribuir com suas habilidades ver o planeta Terra cada vez melhor.
 
 
Um grande Abraço.
No Senhor Jesus.
 

Um comentário: