terça-feira, 13 de setembro de 2011

PLANTE UMA ÁRVORE



   
Quando morei em Dourados, lá pela década dos anos 80.  Contemplava aquelas imensas plantações de soja e ficava observando. Cheguei a escrever uma poesia em homenagem aos lavoureiros1, cujo material fora na época publicado no Jornal O Progresso, na coluna dos leitores.

A poesia falava dos encantos da lavoura, e do trabalho árduo que dispensava aos trabalhadores rurais. Depois de tudo pronto, era visto aquele horizonte verdejante. Ao admirar toda aquela beleza, e a importância da produção que os produtores alcançavam. Isso era admirável! Contudo, os anos se passaram.

Agora, vemos uma realidade diferente a seca. Não chove. Qual seria a razão? Precisaríamos de um especialista para explicações ecológicas mais aprofundadas. Entretanto, há coisas simples pode ser compreendida pela observação natural. O homem chegou, simplesmente, ocupando o espaço, a tecnologia, o desmatamento descontrolado. Nas regiões onde havia centenas árvores, agora se prepara as plantações. O campo ficou mais limpo para o cultivo de alimentos em grandes escalas e o enriquecimento financeiro de poucos. Derrubaram-nas, contudo, não se preocuparam de fazer o rebento das remanescentes nascerem.

Porém, não ficaria ao acaso sua ausência? Ficaria sim. Todos sentiriam a falta. Como explica os biólogos no processo da fotossíntese, o da respiração, em que elas produziriam mais oxigênio e outros tipos de mecanismos ecológicos. Isso não teria relevância para os agricultores? Claro que sim. Pois, agora colhem: a sequidão e o que deixaram de cultivar em volta: a Árvore.

Outrora, havia elogiado o trabalho e a importância da produção maciça, pois, saciaria a fome da humanidade. Por ora, até seus vizinhos perecem por falta de alimento.

 Diante disso, é necessário pensar nas plantinhas que exerceriam suas funções sociais e ambientais de grande relevância. Por que chove mais na cidade? Porque, há mais arborização. E os campos estão mais desmatados. É necessário urgente o equilíbrio e a consciência de cada um na plantação de uma árvore no campo.

  Enfim, amigo (a) pense na importância da árvore em nossas vidas. Comece a plantar uma em seu quintal. Há um ditado que desconheço a autoria, entretanto, em vários livros já lidos consta que para um homem sentir-se realizado, precisa: "Plantar uma árvore, escrever um livro, ter um filho".2  E você já lançou a sua semente?

Deus também plantou uma. Na promessa que fez em Gênesis 3:15, da semente mulher nasceria o Senhor Jesus Cristo, a Esperança e Salvação do Mundo. Cuja vida, restauraria o Homem a Deus. Portanto, plante uma semente que produza frutos para alimentar as gerações futuras e uma semente de fé nos corações de todas as pessoas.

N.E_______
1. Palavra dita pelo poeta, no sentido de ser o trabalhador rural que lida com grandes lavouras.
2.Expressão conhecida nos livros e citados vários escritores de renome.



--

Nenhum comentário:

Postar um comentário