domingo, 7 de agosto de 2011

PODEMOS PLANTAR SIM, MAS NÃO PODEMOS FAZER CRESCER


Humanamente falando, não podemos realizar sob qualquer aspecto algo no campo biológico, não que seja negativo. Poderá um biólogo fazer crescer uma planta, ou semeador fazer brotar um renovo? O renovo é a esperança de uma árvore morta que depois de cortada, ainda assim, pode a partir dos seus ramos nascer uma outra. Quem poderá aos olhos humanos contemplar incessantemente até que uma sementinha nasça e vai crescendo até se tornar um broto, e depois, uma pequena árvore, e mais tarde uma enorme e gigantesca figueira, aroeira, pau-brasil etc... A ciência não conseguiu ainda, demonstrar o nascimento de uma planta, se existe; eu desconheço, quando você lança as sementes, quais nascerão no terreno? Ninguém sabe.

Dessa forma, muitos pais querem que os seus filhos cresçam e tenham comportamentos de adultos. Querem que tenham responsabilidades, observem as regras, os horários, os compromissos e sem querer, percebe-se que eles nos tiram do sério e muitas vezes acabamos nos estressando uns aos outros. Eles não sabem das responsabilidades dos adultos, e que a vida apresenta diversas regrinhas que as crianças não entendem.

A pontualidade para levar as crianças á escola. Leva os nervos cumprimento de horário. E isso faz com que os pais apressem seus filhos para tomar banho, escovar os dentes, almoçar, fazer tarefas etc... Uma lista intermináveis de deveres e obrigações a cumprir num pragmatismo desnecessário.

Quem poderá dar o crescimento de uma semente, somente o Senhor Deus. No tempo certo, desde que o homem complemente com água e cuidados especiais. A plantinha vai crescendo; os seus galhos se formando até tornarem rijos e frondosos.

Exige dos pais no mundo tecnológico, midiológico, quiçá tempo necessário para que ele desprenda dos termos burocráticos de horas, deveres que os abarrota e os faz contundentemente assoberbados de tarefa que não tenha tempo para diversão e brincar com a família. O equilíbrio entre as obrigações e o lazer ajuda harmonizar os laços familiares.

As grandes descobertas foram achadas em momentos de lazer. Leia a história deGrahamBell em livros já contados e mesmo na Internet, há campo vasto para a pesquisa. Ele ao colocar fios de barbante numa lata conseguiu emitir sons e os sons foram levados pela linha que estavam nas latinhas. São nos momentos de lazer que surgem as descobertas e não nos momentos de tensões ou “meramente ocupados. Sem contar de outros que disseram “Eureca, eureca”. Então, conterrâneo, nós que temos a arte correndo no sangue, façamo-na útil para desvendar outras ciências.

Portanto, amigos, quem pode dar o crescimento somente Deus. Entretanto, cada um pode cumprir uma tarefa fenomenal, semeando palavras, gestos, modelos, padrões de conduta para esta e próxima geração. O mundo precisa ver nos brasileiros que está havendo mudança que os de hoje são diferentes dos de ontem. Os olhos estão ficando cada vez mais abertos para um tempo, mais reflexivo, mais atento. Cabe a você plantar, cuidadosamente e a Deus dar o Crescimento. O que queremos que a nosso comunhão se torne cada vez melhor, e isso, depende exclusivamente de nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário