terça-feira, 18 de setembro de 2012

QUEM MERECE AS COTAS?





         Na discussão quem merece as cotas nas universidades públicas? Parece ser irrelevante. Aquelas tensões  levantadas e os projetos que andaram pelo Congresso tende a ser uma reinvidicação de um grupo dito pelos governantes  “impossibilitado de chegar lá”. 

         Agora, vislumbram os legisladores que o espírito tem cor. E a cor tem diferença no progresso educacional de um pais. Isso é muito relativo. Penso que a inteligência tem haver com a disponibilidade de cada um a ver um mundo diferente. Sempre digo “O menos preguiçoso é o mais inteligente”, e, por outro lado  “o mais preguiçoso é o menos inteligente”. Estudar é um trabalho intelectual.

         Acredito que isso não seja uma regra absoluta. Isso depende das diversas variáveis envolvidas. Essa preocupação do governo com os jovens, principalmente, dos chamados marginalizados, ou, excluídos dos poderes pensantes são formas de tentar minimizar a situação social da população.

         Além dos jovens, esqueceram de um  grupo primordial e que se poderia acrescentar o  da “Terceira Idade”, que ao meu ver merecia muito mais que os jovens. Eles foram esquecidos pelos governantes anteriores. Como se fazia antigamente ou trabalhava ou estudava. Não era opcional e sim imposto. Uma questão de sobrevivência.

         Muitos daquela época sentem o prazer de voltar aos bancos escolares e realizar os seus estudos, concluindo um primeiro, um segundo e até um terceiro grau. Eles que outrora foram a maciça a camada de contribuintes com seus impostos diretos e indiretos foram e estão sendo sucumbidos pela desesperança de apenas encontrar o fim do túnel ou seja a partida deste mundo.

         O corpo pode ter envelhecido, porém, o espírito sempre rejuvenece, quando se renova algo para os da 3ª idade. É preciso aliar a experiência com o novo conhecimento que se propõem. Entretanto, é mister que os programas se ajustem não somente para os jovens mais para aqueles perderam as expectativas enquanto jovens.

         Portanto, as cotas deveriam ser para os que já deram em prol de seu país em primeiro lugar, depois, aqueles que julgam impossibilitados de subir os degraus da peleja. Enfim, saibam vocês que ‘Deus não faz acepção pessoas”, porque os pensamentos  do Senhor são diferentes dos homens. Senhores, analisem  isso com vontade pública e dêem esperança aos experientes!

       

Um comentário:

  1. BOA TARDE! TUDO NA PAZ? CONHEÇO MUITOS JOVENS QUE ESTÃO NESSA LUTA, TENTANDO ENTRAR NO SISTEMA DAS COTAS. "OS PENSAMENTOS DE DEUS SÃO MAIORES QUE OS NOSSOS" DEUS AMA A TODOS SEM RESTRIÇÃO. TE CONVIDO A CONHECER MEU BLOG, ESTOU INICIANDO A SEMEAR A PALAVRA DE DEUS QUE É O ALIMENTO PARA NOSSA VIDA. SUA PRESENÇA SERÁ UMA HONRA. A PAZ DO SENHOR JESUS.

    ResponderExcluir