quarta-feira, 15 de agosto de 2012

A MÚSICA NO ESPORTE


             
Um homem observava os meninos  na quadra perto de sua casa. Nos  finais de semana, e eles se reuniam para jogar uma "pelada". Entretanto, ao ficar atento, ele analisava a forma como eles se comportavam. Principalmente, depois do time que estivessem perdendo, começavam as agressões.

Daí, ele pôde perceber o grau de vocabulário expresso por aqueles pueris. Na maioria das vezes apenas saem palavras de baixo-calão, outras de agressividades, e de defesas. Parece que aquelas crianças não estudam ou nunca foram à escola. Mas, quando questionado eles disseram que estudam e vão à escola.

O que se aprende na escola fica apenas na escola, deixam de  colocar em prática. Então, aquele observador, resolveu levar a sua gaita. E começou a tocar uma música aquela: “Rocha Eterna foi na Cruz, que morreste Tu Jesus, Vem de ti um sangue tal, que me limpa todo mal”.

Quando a música estava sendo tocada, não se ouvia mais os xingamentos, as trocas de palavras agressivas, ou mesmo qualquer tipo de violência. Porém, quando ele parava, parece que retomavam as discussões.

Ele resolveu perguntar, se o jogo estava valendo medalhas, prêmios, dinheiro ou outro estímulo qualquer. Eles disseram que não.

Aquele gaiteiro, então, em sua argüição, não entendeu. Se eles praticavam esporte por diversão ou pelos simples ato de ganhar,  é o que vale e o que  importa. A conclusão que se chega que o esporte, mesmo não tendo nenhuma recompensa, eles utilizam como uma paixão desenfreada. Eles são direcionados pelas emoções fortes e negativas.

Enfim, pode-se concluir também o que falta no esporte brasileiro, principalmente o futebol, é o Futebol saúde e alegre. E aqui vão algumas recomendações à CBF, para solucionar ou amenizar  a situação de vandalismo nos nossos estádios: Que se introduza a música, seja clássica ou que  expressem a Fé, paciência e tolerância  durante os intervalos nos campeonatos brasileiros. Por um esporte melhor, e por um país cada vez mais brilhante.




       
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário