segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

QUANDO LAVAR AS MÃOS

O  Quinze de outubro foi consagrado como  "O Dia Mundial de Lavar as Mãos". Pois trata de um cuidado do homem pela humanidade. A limpeza exterior demonstra zelo pela saúde, e isto faz parte higienização.

Entretanto, a educação do lavar, precisa levar em conta o conhecimento que poucos sabem sobre o assunto. Quem conhece Pasteur, o descobridor da pasteurização. Quem por mais que fervesse o leite, ainda assim, conservava algumas bactérias. Então, ele utilizou o processo de elevação de temperatura e o resfriamento de tal sorte que as bactérias não suportaram tal conflito de temperaturas. Bom, isto parte do conhecimento lido em livros e na infância.

Por outro lado, não se pode colocar isso acima e peso dominante sobre os outros. Na época de Jesus, os fariseus dava tamanha importância de "Lavar aos mãos" que se tornava um peso, uma obrigação, uma dominância. Porque o homem exterior se preocupa nas coisas externas a fim de dominar o outro por meio de regrinhas.

Quando Jesus mostrou por meio de seus ensinos que do coração, de fato, procedem "os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias" (Mateus). Enquanto o homem cuida das mãos esquecem de cuidar do coração.

Cuidar do coração resulta na prática de diária do perdão, do amor fraterno, do respeito a Palavra de Deus. Observo que o crente que não consegue perdoar o pai, está permitindo uma derrota interna. Porém, quando o perdoar acontece os Céus se abre para você.

 Há sociedade que já nem considera crime o adultério. Quando o homem resolve a adulterar, ele não quebra a lei do homem. Pois trata-se de uma natureza que predispõe a vontade do sexo. Quero, pois dizer aos amigos e amigas, que o sexo é benéfico, bom e necessário dentro da Ordem estabelecida. No entanto, quando o homem adultera, ele quebra apenas uma ordem a Divina.  Pois os códigos, leis, regimes, foram ultrapassados pela pós-modernidade. Se ela não condena, quem seria eu para condenar.

Muitos se preocupam apenas no aspecto da aparência física, se está com o cabelo penteado, se fez chapinha e outros adornos. Muitas vezes, esquecem de orar, dedicar tempo para ajudar o próximo em alguma atividade. Por exemplo, você é excelente em matemática, poderia ceder o tempo para ajudar alunos de escolas públicas com reforço escolar. São valores que coroam o caráter do verdadeiro cristão.

Enfim, a minha reflexão é para lembrá-lo, não somente o lavar das mãos, mas o permanecer com um coração limpo, sem mágoas, ressentimentos, rancores, invejas, ciúmes, dissenssões. Quando se eleva para libertação, o outro também será lembrado. O mais importante é estabelecer o ponto de harmonia que podemos nos aproximar  de Deus, por meio de Jesus Cristo e sua  Graça, de mãos e coração limpos.

JESUS TE AMA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário