quinta-feira, 28 de julho de 2011

O PERDOAR QUASE IMPOSSÍVEL DE ACONTECER



            A marca fundamental do cristianismo é o perdão. Por quê? Onde se quebra o ego, o "eu" entronizado, e vai superando toda vontade humana. O cristianismo não se conhece pelas grandes obras faraônicas que se realizam, e são muitas em excelências, nem pela bondade pródiga, pelo falar bem, pela amizade, nada disso.

            O cristianismo existe e continuará existindo nos corações dos cristãos desde que eles o permitam e vivam isso. O fundador é o Senhor Jesus Cristo. Ele mostrou e praticou o exemplo. Quando Ele estava na cruz do calvário, Ele disse: “Pai perdoa-lhes porque não sabem o que faz”. Ele estava perdoando todos os seus inimigos e amando os seus queridos.

            Começa-se com um fundamento o perdão, só haverá amor, quando houver perdão sincero. Muitas pessoas deixam de perdoar, portanto, deixam de praticar o Ágape de Deus. Não resolveria proclamar o amor sem o perdão.

            Jesus, outrora, aconselhou aos seus discípulos, acerca da oferta. Quando Ele disse que quando você estiver no santuário, no momento da entrega da oferta ou dízimo, oferecendo-a sobre o altar, Ele enfatizou; "vai primeiro reconcilia-te com o teu irmão ou irmã". Peça perdão, e depois entrega a sua oferta ao Senhor. Porque ele observa não atitude, mas o coração. Entretanto, o coração acompanha uma atitude genuína.

             O Senhor abomina a falsidade, ele conhece o coração de cada um de nós. Quando você entrega a sua oferta no santuário (Não importa aqui a sua Igreja), porém guarda uma mágoa, ressentimento, o primeiro dever (seu ou meu) é reconciliar com o seu próximo (a). Se não houver reconciliação, não adianta doar ao Senhor a sua oferta.

            Atualmente uma grande autoridade eclesiástica disse uma palavra a respeito de uma outra religião. E foi a gota d’água para o grupo ficar irado. Porém, o caso pode ser resolvido pacificamente, basta a autoridade cristã mostrar o exemplo do Senhor Jesus, publicamente pedir perdão. Se a ofensa foi em público que se peça perdão em público. A tendência humana é não deixar quebrar o "ego" e endurecê-lo.

            Jesus perdoou em público, embora, Ele não tenha pecado contra eles, pelo contrário, serviu, curou, libertou, proclamou o ano aceitável, mesmo assim o crucificaram. 

            O que custa aos cristãos de hoje perdoarem? Quebrar o orgulho, o egoísmo que impede a aproximação. O que eles nos consideram como “inimigos”, porém, nós os consideramos como amigos. Amigos são aqueles perdoa as ofensas dos amigos e dos inimigos.
            Os muçulmanos pedem apenas uma retração pública. Acontece muitas vezes uma interpretação equivocada. Mas, porém, todavia, repito três vezes estas conjunções para dizer que as palavras podem ser remediadas. O que se pede é a retratação.

            Enfim, caro amigo, precisamos retornar à gênese do verdadeiro cristianismo. Como diz Francisco de Assis “É perdoando que se é perdoado”, não espere morrer, ou ficar doente, para nos seus últimos dias reconciliar com todos aqueles os quais você tenha deixado muitas mágoas. Faça o quanto antes, isto é ótimo, e saudável para a sua vida e sua alma.

            
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário